quarta-feira, dezembro 03, 2008

Câncer de Boca

O que é câncer?

Câncer é um nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado e descontrolado de células anormais, que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar para outras regiões do corpo.

Qual o tipo mais comum e quais as pessoas são mais atingidas pelo câncer de boca?
Na realidade, existem vários tipos de câncer de boca, porém o mais comum, representando cerca de 90% de todos os casos, é o chamado carcinoma de células escamosas, também conhecido como carcinoma epidermóide e carcinoma espinocelular. Este tipo de câncer de boca afeta mais freqüentemente homens acima de 40 anos de idade e se origina das células mais superficiais (epiteliais) que recobrem a boca. Portanto, pode ser facilmente identificado logo no início, se o paciente tiver o hábito fazer o auto-exame da boca e freqüentar seu dentista regularmente.

Quais os fatores de risco para o câncer de boca?

O principal fator de risco para o aparecimento do câncer de boca é o uso do tabaco. Toda a forma de tabaco, como o cigarro, o cachimbo, o charuto, o rapé, o cigarro de palha e o tabaco mascado, é maléfica à saúde. Dependendo do tipo e da quantidade utilizada, tabagistas apresentam cerca de 4 a 15 vezes mais chances de desenvolver o câncer de boca. O cachimbo e o charuto são os que mais provocam danos à mucosa da boca. O tabaco apresenta cerca de 4.700 substâncias tóxicas e, dentre estas, 60 apresentam ação carcinogênica (de causar câncer). Além destas substâncias tóxicas, a ação do calor desprendido pelo fumo aumenta a agressão à mucosa da boca. O consumo exagerado de bebidas alcoólicas é outro fator de risco, chegando a aumentar 9 vezes as chances do aparecimento do câncer de boca. Pessoas que fazem uso do tabaco e também são etilistas apresentam um risco muito maior de ter esta doença (cerca de 35 vezes mais chances).
Um outro fator de risco é o uso de próteses dentárias mal-adaptadas ou fraturadas e dentes fraturados ou com bordas cortantes que causam ulcerações (feridas) na boca. As úlceras, mesmo que durem pouco tempo, permitem o contato mais direto das substâncias do tabaco e do álcool que podem causar o câncer.
Deficiências nutricionais também são importantes para o aparecimento do câncer de boca. Uma dieta rica em gorduras, álcool ou pobre em proteínas, vitaminas (A, E, C, B2) e alguns minerais, como o cálcio e o selênio, é considerada um importante fator de risco.
A radiação solar também é um fator extremamente importante, especificamente no desenvolvimento do câncer de lábio.

Como se apresenta o câncer de boca?

Em estágios iniciais o câncer é indolor e a lesão é pequena, o que pode passar despercebido pelo paciente e pelo próprio cirurgião-dentista, se este não tiver o hábito de realizar o exame completo da boca em todos os pacientes, periodicamente.
O câncer de boca pode ter vários aspectos, como uma úlcera (ferida) que não cicatriza, uma mancha branca e/ou vermelha, uma mancha marrom e/ou negra (no caso específico de um tipo de câncer chamado melanoma) ou, ainda, um aumento de volume ("caroço", "bolinha"). Além disto, a presença de dor, de dificuldade na fala, na mastigação e na deglutição, emagrecimento acentuado e aumento dos linfonodos (íngua) no pescoço e debaixo da mandíbula podem ser sinais e sintomas de câncer de boca em estágio avançado.

Como se prevenir do câncer de boca?
Através de exames bucais periódicos feitos pelo seu cirurgião-dentista
Realizando o auto-exame da boca 1 vez por mês(Para saber como realizar o auto-exame da boca, Deixando de fumar
Evitando o consumo exagerado de bebidas alcoólicas
Fazendo uma dieta saudável
Eliminando fatores traumáticos na boca (dentes fraturados ou com cáries, restos dentários, próteses fraturadas ou mal adaptadas)
Protegendo-se da radiação solar (protetor solar nos lábios, chapéu de aba longa)


Por que fazer o auto-exame da boca?
O auto-exame é feito como uma forma de prevenção do câncer de boca, que é uma doença que tem cura se for diagnosticada em sua fase inicial. Além disto, existem inúmeras outras doenças que acometem esta região e que podem ser identificadas com este exame.

O que procurar no auto-exame da boca?
Mudanças de cor
Endurecimentos, caroços
Ulcerações (feridas)
Áreas dormentes
Sangramento
Como fazer o auto-exame da boca?
1. O auto-exame deve ser feito diante de um espelho e em um local bem iluminado. Faça uma boa higiene bucal. Os pacientes portadores de próteses dentárias devem retirá-las.

2. A pele do rosto e do pescoço devem ser examinadas (veja e apalpe) para observar se há alguma alteração que não havia sido notada anteriormente. Observe se há caroços ou áreas endurecidas.

3. Puxe o lábio inferior para baixo, expondo toda a mucosa (parte interna). Examine e apalpe todo o lábio. Faça o mesmo com o lábio superior.

4. Com a ponta do dedo indicador, afaste mucosa jugal (parte interna da bochecha) para examiná-la e apalpá-la. Faça isto no lado direito e esquerdo.

5. Examine e apalpe toda a gengiva superior e inferior.

6. Coloque a língua para fora e observe o seu dorso (parte de cima).

7. Coloque a língua para fora e puxe-a (com uma gaze) para a esquerda e observe a porção lateral da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.

8. Coloque a ponta da língua no palato (céu da boca) e observe sua face ventral (parte inferior).

9. Ainda com a ponta da língua no palato (céu da boca), examine e apalpe o assoalho da boca com o dedo indicador. Coloque o dedo polegar por baixo do queixo para dar apoio.

10. Incline a cabeça para trás, abra a boca o máximo possível e examine o palato (céu da boca). Apalpe com o dedo indicador toda esta região. Em seguida, diga ÁÁÁ... e examine a orofaringe (garganta).





Se você encontrar alguma alteração, procure um estomatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário