terça-feira, outubro 06, 2009

Estomatite (mais algumas informações)

O que é estomatite?


Estomatite é uma infecção viral bastante comum em crianças e provoca várias feridinhas (ou aftas) na boca e garganta, causando muitas vezes grande desconforto e dor. Apesar de ser duro ver a criança sofrer, geralmente não há motivos para maior preocupação.

A maioria das pessoas carrega os vírus que causam o problema. Na realidade, o quadro de estomatite de seu filho pode ser sinal da primeira infecção com o herpes simples tipo 1 (HSV-1), um vírus que quase todos nós "pegamos" na primeira infância e carregamos dentro do corpo para o resto da vida.

Outro vírus, o coxsackie, também pode provocar estomatites e a chamada doença de mão, pé e boca (também caracterizada por pequenas lesões nestas partes).


Quais são os Sintomas?

As feridas são pequenas (de 1 a 5 milímetros de diâmetro), acinzentadas ou amareladas no centro e avermelhadas por fora. Sua gravidade e localização depende muito do tipo de vírus que está provocando a estomatite.

As lesões podem aparecer na gengiva, na parte interna das bochechas, no fundo da boca, nas amígdalas, na língua ou no céu da boca. As gengivas podem ficar ainda inflamadas e sangrar facilmente.

Como essas aftas costumam ser doloridas, seu filho possivelmente ficará irritado, vai babar mais que o de costume e perderá o apetite e até a sede (dói para engolir). Mau hálito e febre (de até 40 graus Celsius) também podem aparecer, e os gânglios do pescoço tendem a ficar inchados e sensíveis.

Observação: Em casos raros, uma estomatite causada pelo vírus do herpes pode se espalhar para os olhos e infectar a córnea. Uma infecção desse tipo pode levar a danos permanentes nos olhos, por isso leve seu filho imediatamente a um médico se ele tiver estomatite e você perceber que os olhos dele estão avermelhados, lacrimejantes e há sensibilidade à luz (sinais iniciais da infecção conhecida como ceratite herpética).

Como se trata a estomatite?


A primeira coisa para lembrar é que, como é uma infecção causada por vírus, antibióticos não fazem efeito nenhum. As lesões na boca devem passam em uma ou duas semanas. Veja a seguir algumas dicas para aliviar o desconforto do seu filho e mantê-lo o mais saudável possível:

• Medicamentos à base de paracetamol ou ibuprofeno podem ajudar a diminuir a dor e a febre (nunca dê aspirinas a ninguém com menos de 20 anos, porque ela pode levar a uma rara, porém grave, doença chamada síndrome de Reye). Se a dor for tão forte que a criança não conseguir comer ou beber nada, seu médico poderá receitar um analgésico mais forte.

• Embora a criança não tenha vontade de beber nada por causa da dor ao engolir, é importantíssimo mantê-la hidratada. Tente oferecer bebidas mais frias, não ácidas e não gasosas -- água, milk shakes ou sucos diluídos (de maçã, por exemplo) são boas opções. A desidratação pode aparecer rapidamente em crianças pequenas. Ligue para o médico se seu filho ficar mais de seis horas sem urinar ou beber nada.

• Procure dar alimentos mais frios também, como sorvete e iogurte, e comidas menos temperadas, como macarrão só na manteiga ou com azeite e purê de batata ou mandioquinha.

Existe prevenção contra estomatites?


É difícil impedir as estomatites, já que o vírus está no corpo de tantos adultos e crianças e é facilmente transmitido (assim como o coxsackie) através do contato normal entre pessoas. O que é possível fazer é não deixar as crianças perto de alguém que esteja com uma infecção por herpes ativa ou qualquer lesão na boca (e isso incluí você também).

Para proteger os outros, não mande seu filho para a escolinha enquanto estiver doente.

Se as feridinhas na boca forem causadas pelo herpes, o vírus ficará no corpo para sempre. A boa notícia, no entanto, é que o primeiro surto de estomatite costuma ser o pior, e o problema não necessariamente se repetirá a toda hora.

site: http://brasil.babycenter.com/toddler/saude/estomatite/

57 comentários:

  1. Aí meu Deus... o que eu comento aqui...hum deixa ver... ah tá ,não quero "pegar" estomatite

    Brincadeiras a parte, muito instrutivo seu blog, Victória teve estomatite, foi díficil de tratar,

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha filha está com estomatite e ela senti muita dor mesmo pra comer qualquer coisa. A médica passou antibiótico, pedio pra q eu escove sempre os dentes dela mesmo com a dor pra limpar a boca, também pedio pra misturar água e bicarbonato de sódio (1 xíc de água p/ 1 colher de sopa) e aplicar com algodão. Além disso passou um creme q se aplica com o conta gotas (1 conta gota em cada lado) e também uma mistura em partes iguais de polaramine e hidróxido de ferro e aplicar com o dedo 10 min antes de comer pra tentar aliviar a dor..
    Notei q está secando as feridas do lado de fora e não está aparecendo mais do lado de dentro. Espero q passe logo, não aguento ver ela assim... Doí até na gente...

    ResponderExcluir
  3. Minha filha de 2 anos, teve estomatite. Passei nistatina com uma gaze, depois de 3 dias ela estava bem.

    ResponderExcluir
  4. Meu filho de 2 anos teve estomatite, gente que sofrimento. depois de 15 dias o maior de 7 anos esta agora com estomatite tambem. Eu sofro junto, até estava obrigando a comer de tão apavorada que fiquei, pois não come nada. Mais agora lendo sobre o assunto, sei que ele vai ficar mesmo alguns dias sem apetite, só tenho que cuidar para não desidratar.
    Valeu mesmo pela informação, ja estava preocupada.

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha filha de 2 anos está com estomatite...realmente é muito difícil ver ela chorar tanto e eu sem poder fazer quase nada.Ela está comendo só sopinha sem sal e com tudo bem amassadinho, danoninho e pede para beber refrigerante. Estou dando Novalgina solução e Hexomedine para anestesiar a dor antes de comer, a médica falou mesmo que antibiótico não resolveria o caso e que é prá eu ter somente paciência e não deixá-la desidratar.Será que se ela ficar tomando só refrigerante não vai fazer mal? Já tentei oferecer sucos, água e nada dela querer...Muito obrigada pelas informações

    ResponderExcluir
  6. meu filho tem 2anos e 9 meses , ele teve muita febre e começou aparecer aftas na boca, então levei no pediatra, q passou paracetamol para febre, só q a febre passava e depois voltava, dava muita dó do meu filhinho, não queria comer,pois doía, e claro ficou uma semana sem ir a escola...mas eu dava o paracetamol no leite ou no danone, será q tem o mesmo efeito? pelo menos a febre passava...

    ResponderExcluir
  7. olá, estou pesquisando, meu filho tem 10 anos e acho que está com estomatite, ele está com febre,um mau hálito horrível, e está cheio de aftas por dentro da boca,não quer comer nada...vou leva-lo amanhã cedo ao pediatra, mas estou preocupada !

    ResponderExcluir
  8. consulten tambem os medicos dos medicos o cristo,meu bebe tambem ta com estomatite mas eu creio que vai passar pra nunca mas voutar.

    ResponderExcluir
  9. Olá mãezinhas.... Pensei em postar esta mensagem porque quando meu filho teve a primeira estomatite eu sofri tanto que penso que posso ajudar algumas mães que estão se sentindo assim como eu me senti... Ele teve a primeira com 1 ano e 6 meses, foi horrível, febre bem alta, muitas feridas na boca, lingua, enfim... tomou antibiótico porque a febre foi bem alta, e novalgina bebe pra dor, usei muito hexomedine (spray que amortece)e uma pomadinha chamada AD MUC (muito boa) a base de camomila, refresca e percebe-se que dá um alívio imediato... mas é sofrido demais, muita choradeira pelo fato da dor e da fome... e agora com 1 ano e 8 meses, de novo, essa vez foi mais feridas, mas menos febre, e não dei antibiótico, também troquei o remédio pra dor, usei o alivium 100mg, muito melhor este pra dor... hoje é o quinto dia e consegui fazer ele comer umas migalhas... acho importante dar líquidos e não forçar comida, dói demais coitadinhos... leite na mamadeira nem pensar, o meu bebe jogava longe a mamadeira, quando eles ficam doentinhos e com febre parece que o leite não cai bem, e também o bico da mamadeira machua por causa das feridinhas...choco milk no canudinho é a bebida que ele se alimentou todos os dias... Mãezinhas, esta doença se chama calma e paciência...dedico boa sorte a todas... um abraço...

    ResponderExcluir
  10. minha filha de 1 ano e 10 meses está com estmatite faz 5 dias eu já não sei o que faço pois não aguento mais ver ela sofrer eu estou dando a ela hexomedine para aliviar a dor e nistatina também mas até agora nada... ela não quer comer nada só quer beber água e tomar refrigerante mas mesmo assim começa a tomar e chora de dor eu estou tão preocupada...Graças a Deus ela está tendo febrev baixa agora é esperar pra ver..tomara que ela se recupere logo

    ResponderExcluir
  11. Olá mamães

    Tudo o que a Dra. escreveu aí em cima é o que a médica me disse ontem no hospital. Minha filha tem 02a02m já faz uma semana que esta neste estado, parece que cada dia fica pior. Dói demais vê-la neste estado. Realmente depois de consultar dois médicos parece que não podemos fazer muita coisa a não ser ter muita paciência e carinho com eles. Um remédio que parece que ajudou muito depois de três idas ao hospital foi o alivium que começamos a administar ontem, ela irá tomar trÊs dias de 6/6 hrs. Espero que passe logo e que esta crise não se repita mais....
    Maria

    ResponderExcluir
  12. o virus de herpes pode está em alguém sem que na pessoa ele não tenha se manifestado?? Tem vacina para previnir?? Aminha filha de dois anos e oito meses está co estomatite e gengivite e eu tenho mais outros dois filhos uma de 10anos e outro de 1 ano e 7 meses o que devo fazer para protegê-los deste maldito vírus????? Queria que fosse comigo não com meus filhos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde !

    O vírus da herpes pode sim estar em seu organismo e não se manifestar. Normalmente ele se manifesta quando estamos com a imunidade baixa, ou momentos de stresse.
    A gengivite já é outro caso. A gengivite é causada por acumulo de placa nos dentes e nos tecidos genvivais. É resolvido com uma ótima higiene e profilaxia.
    Existem alguns medicamentos que ocasionam hiperplasia gengival ( que muita gente confunde com inflamçao gengival), é sempre bom ler a bula do medicamento e ver as reações adversas.
    Dra. Mériellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra. boa tarde! lendo este post tentando encontrar uma saíde, minha filha 4 anos foi para PS na sexta dia 04/12, febre alta, não comia e feridas antes da entrada da garganta. Médico diagnosticou infecção da garganta, e receitou Amoxilina por 7 dias. Mas hoje estou no sexto dia do remédio e a gengiva dela muito inchada, feridinhas embaixo da lingua, ela não tem mais febre mas come vomita,se recusa a comer. Escovo sempre dentinhos dela a cada refeição. Mas ela esta molenga, sem pró atividade. Estou preocupada, aqui na minha região não encontrei odontopediatra e semcondições de pagar particular. Posso estar dando antibiotico de besteira? acho que ela tem estomatite mesmo porque ela já teve quatro episódios este ano. :(

      Excluir
    2. Dra. boa tarde! lendo este post tentando encontrar uma saíde, minha filha 4 anos foi para PS na sexta dia 04/12, febre alta, não comia e feridas antes da entrada da garganta. Médico diagnosticou infecção da garganta, e receitou Amoxilina por 7 dias. Mas hoje estou no sexto dia do remédio e a gengiva dela muito inchada, feridinhas embaixo da lingua, ela não tem mais febre mas come vomita,se recusa a comer. Escovo sempre dentinhos dela a cada refeição. Mas ela esta molenga, sem pró atividade. Estou preocupada, aqui na minha região não encontrei odontopediatra e semcondições de pagar particular. Posso estar dando antibiotico de besteira? acho que ela tem estomatite mesmo porque ela já teve quatro episódios este ano. :(

      Excluir
  14. Olá Dra. Tenho uma filha de 2 anos, já faz 5 dias que a minha filha está com febre alta, depois de passar por tantos médicos, um me disse que ela estava com estomatite. A lingua e a bca dela está horrivel, cheias de aftas. Ela está muito chorona, não come nada há 5 dias, e tudo o que põe na boca ela joga fora. Olha é díficil ficar com o nosso filho desse jeito, sem poder fazer nada. Tem hora que choror junto com ela. Agora estou passando nistadina, pois nenhum médico me passou remedio para aliviar a dor. Olha não desejo isso para nenhuma mãe.

    ResponderExcluir
  15. Essa estomatite ta acabando com meus bebes!Trabalho numa escola creche apesar de toda higiene que temos com as crianças ,ja tem várias com estomatite, ai como elas sofrem, e eles não usam copos nem talheres dos outros é tudo individual to sofrendo junto com eles!Queria saber qual a forma de contagio?Adultos tabém pode pegar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia, sou Alessandra...meu filho tem 02 anos e 3 meses e esta c/ sintomas de estomatite desde sexta dia 21/05, febre alta, falta de apetite, chora bastante, mau hálito, babando muito, aftas por dentro da boca, gengiva inchada e bastante vermelhas...o levei ao pediatra e o mesmo receitou uma pomada chamada omcilom, antibiótico e spray cepacaina...ele só quer tomar suco de maçã, leite é pouco que ele toma, e a alimentação esta sendo a base de sopinha instantanea com legumes ralados e cozidos junto com o macarrão, pois nem batendo no liquidificador ele quer, ...eu tenho herpes labial por fora, vez ou outra aparecem na minha boca, esse mês já tive 2 vezes, ele pode ter pego o vírus através de mim? Obrigado...aguardo resposta

    ResponderExcluir
  17. minha filha de 1 ano e dez mese esta com estomatite,ta muito dificil..nao estou conseguindo segurar a barra ate chorei hoje...muita pena nao quer comer nada.os remedios estao demorando pra fazer efeito...ta complicado!!!

    ResponderExcluir
  18. ola meu nome e ilma meu filho tem 2anos e seis messes ta com sinais de estomatite,teve febre,nao come nada ,nao dorme de noitechora a noite toda esto dando estrato de propilessera que alivia mesmo?

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma filha de 4 anos,está com a boca cheia aftas dentro da boca e a lingua toda branca, não come nada, muito mal toda suco,e geléia de mocotó,estou super preocupada pois já está indo para o quarto dia sem nenhuma alimentação.Levei no médico e passou um spray Cepacaína e um remédio Nistatina, mais não parece está resolvendo muito, pois parace estar a mesma coisa. Ela está sofrendo muito e eu também, tenho que ter muita paciência para lidar com esses sintomas.

    ResponderExcluir
  21. Apos uma pneumonia minha filha de 2 anos e 11 meses ficou com a imunidade mto baixa e aí ainda teve essa tal de estomatite, tadinha, nem bem se recuperou de uma coisa já veio outra. Ela teve febre alta, principalmente a noite, a gengiva está toda vermelha, com aftas até a garganta. Hj sairam p/ fora da boca. Usei o Alivium 3 dias seguidos e dipirona. A Febre parou após 3 dias, mas o desconforto continua. Ela está bebendo sucos, mas o leite ela não quer, tem um cheiro forte na boca, e mta saliva.

    ResponderExcluir
  22. Minha filha de 1 ano e 7 meses está com estomatite faz 4 dias, eu já não sei o que faço pois não aguento mais ver ela sofrer eu estou dando a ela ibuprofeno para aliviar a dor e spray flogoral também mas até agora nada... Ela não quer comer nada, nos primeiros dias estava babando muito, chorando toda hora, mesmo tomando medicamento ela dava febre alta, parece estar gripada também. Pois um dia antes ele teve a 2ª crise de epilepsiae e começamos com medicamento necessário tmb. E está estava tomando antibiótico para sinusite está com engolindo os remédios forçada. Estou com muito dor no meu coração e sofrendo demais junto com ela. Não veja a hora de tudo isso terminar...

    ResponderExcluir
  23. As feridinhas podem sair na perte de fora da boca, como nos labios e um pouco abaixo deles? estou preocupada, poiis apesar de comer parece que as feridinhas custam para sairem.

    ResponderExcluir
  24. minha filha tem 2 anos e esta com estomatite faz cinco dias a unica coisa q ela come danone cq eu façooca cola sorvete e agua quando sera q ela vai voltar a comer comida mesmo,estou dando amoxilina ibuprofeno e nistatina p secar as firidinhas ja esta melhor mas nao q comer

    ResponderExcluir
  25. Meu Filho tem 2 anos e 1 mês e esta novamente com estômatite,é muito difícil vê-lo chorar,estar com fome e não conseguir comer,mas vai passar Deus irá nos ajudar ele é o melhor remédio,é só ter muita paciência,dar os medicamentos certos e aguardar!!! Boa sorte a nós que passamos por isso.

    ResponderExcluir
  26. eu estava muito preocupada com meu filho de 1ano e 10 meses,pois sairao varias firidinhas na boca dele e ele nao estava conseguindo engolir nada,resolvi entrar e pesquizar sobre isso,e encontrei varios relatos sobre este assunto que me deixou mais despreocupada pois li que isso é uma estomatite um virus que causa estas firidinhas.quero te agradecer doutora mériellen bueno por esclarecer sobre este virus.obrigado.etenciosamente uma mae que estava muito desesperada.

    ResponderExcluir
  27. oi boa tarde meu bebe também está com esse mesmo problema, agradeço desde já o esclarecimento, eu como as outras mães estava preocupadíssima, mas agora já estou um pouco aliviada! obrigada!!!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Drª , obrigada pelas dicas , é a segunda vez que meu filho tem estomatite e ela veio com uma infecção de garganta , gripe com congestionamento nasal e febre super alta . O médico receitou Cepacaína , Amoxilina e a pomada Daktarin , mas tá osso viu , ele só come gelatina . .

    ResponderExcluir
  29. Emmanuella Gomes.
    Boa tarde Drª, gostaria de saber se o uso do remédio Nikkho-vac (antígenos mistos) tem alguma relação com o aprecimento da estomatite. Meu filho tem 3 anos de idade e é a segunda vez que ele tem estomatite, e não sei se é por coincidência, nos dois casos, logo após começar o tratamento com o Nikkho-vac a doença se manifestou.

    ResponderExcluir
  30. Meu filho teve febre 38,6c dor na garganta ,lingua,aftas pela boca a gengiva toda vermelha não consegue engolir nada,nem liquidos e uma tortura fui no medico e disse que era estomatite. Estou fazendo bochecho com agua bicarbonatada,nistatina,spray para analgesia mesmo assim falou que dura 10 DIAS.Ele só quer colo tem 2ano e meio.

    ResponderExcluir
  31. É muito desespero, ver uma criança chorando e sem apetite,e a febre que não passa...

    ResponderExcluir
  32. Minha filha de 1 ano e 6 meses começou o dia com um mau halito e a cabeça quentinha, fui ao pediatra e disse que era garganta, comentei sobre a gengiva inchada, mas não deu importancia, receitou Astro por 5 dias, percebi que não era garganta, pq dava alivium mas a febre era tão alta que tive que alternar com novalgina pq durou 5 dias.voltei novamente e ela disse que era estomatite, hoje já faz 7 dias e não vejo melhora, por que ela esta com muito mau halito e a gengiva muito inchada e vermelha, eu já não sei o que faço pois já dei spray flogoral e uma pomada AD MUC, mas até agora nada... Ela passou mal mesmo só um dia, que nem agua queria. Então comprei exomedine e ela consegui beber agua e gagau, que eu acho mais ruim é que a minha bebezinha gostava de tomar remedios e agora é um terror, ficou tramaltizada devido as dores que sentia para engolir. Queria saber quantos dias isso vai levar, pq não vejo melhora. Muitas noites sem dormir e perdendo peso. E muito desespero ver ela chorando e agente não poder fazer nada.

    ResponderExcluir
  33. ESTOMATITE AO 15 ANOS??? EU TIVE
    SÓ NAO SEI PQ... SE GERALMENTE SÃO CRIANÇAS Q TEM ISSO... NUNK PASSEI POR TAMANHA DOR NA VIDAAA... FORAM 15 DIAS SEM COMER SEM BEBER ADSOLUTAMENTE NADA... INICIALMENTE FUI NO MEDICO E ELE ME FALO Q ERA O SIZO QUE ESTAVA NASCENDO! MAIS ERA ESTOMATITE... ¬¬' BOCHEXA COLAVA NOS DENTES LINGUA COLAVA OS DENTES... NOSSA SÓ DE LEMBRA ME DA AGONIA! FOI MTO DIFICIL... A MINHA MEDICA FALO Q É PIOR NOS "ADULTOS" MSM... DEMORO 20 DIAS PRA SARA DE VEZ... TOMAVA INJEÇÃO TODOS OS DIAS, JA Q REMEDIO NÃO PASSAVA PELA BOCA... MINHA MAE TADINHA CHORAVA CMG! TERRIVEL GRAÇAS A DEUS PASSO E NUNCA MAIS TIVE NADA! HJ TO COM 19 ANOS... ESPERO QUE NUNCA MAIS PASSE POR ISSO... NÃO DESEJO ISSO A NGM MTO RUIM!

    ResponderExcluir
  34. Ola, estou aqui para tbm relatar o que esta acontecendo com minha filha de 5 anos.
    Ela esta ha 3 dias cheia de aftas na boca, contei 8, lingua, gengiva, ceu da boca, teve febre alta na 1° noite, e febre mais baixa durante o dia, nao quer comer nada, comprei uma pomadinha o que é um sacrificio passar chora, berra esperneia...hj comprei NISTATINA um vidrinho q dizem passar e tratar as feridinhas do estomago e boca...ainda nao resolveu o problema da alimentação espero que resolva rapido.

    ResponderExcluir
  35. DAiane MArço 2012
    Ola, meu bebe tem 1 ano e 9 meses, e esta com gengivite, começou com ffebre q nao passava levei ele na emergncia e disseram q era a garganta enflamada, passou a tomar cefalexcina, mas depois de dois dias nada melhorou nao comia nada, levei novamente ao medico e dai disse q estava com inflamação na genviva, nao me deu nenhum remedio disse q passa sozinho e mandou eu dar coisas doces e frias para ele tipo gelatina danone sorvete, mas estou com mita dó.....ele ate emagreceu .....nao sei o que fazer será q tem alguma pomada pra aliviar essa dor.......

    ResponderExcluir
  36. 26/04/2012
    Meu nome Merielen,
    Gente não aguento ver minha Preciosa de 2 anos e 3 meses cheia de aftas na língua e Bochecha, tristeza total não come, pelo menos está bebendo água,estou usando Nistatina de 6 em 6 hs. Deu uma amenizada no problema mais ainda dói muito nela e em mim também!

    ResponderExcluir
  37. Minha filha está com 1 ano e 5 meses e apareceu com febre alta e aftas na garganta. Depois de 2 dias tomando novalgina infantil a febre cedeu, mas passou a nao comer nem beber nada e ficar irritada. Levei a um otorrino e receitou clavulin BD, nistatina 3x dia no canto da boca, mas antes recomendou molhar a chupeta na água morna com bicarbonato , pois este procedimento seria bom para segurar a eficácia da nistatina na gargantinha dela. E foi ótimo, em menos de 2 horas ela já se alimentou muito bem e bebeu muito líquido e melhorou muito a irritabilidade.
    Ilka (11 de maio de 2012)

    ResponderExcluir
  38. Minha filha de dois anos está com estômatite levei ela ao médico e ele passou novalgina infantil e cepacaína a febre vai e volta é muito ruim vê-la sofrer e o médico disse que vai ser assim por mais dez dias tomara que passe logo

    ResponderExcluir
  39. Minha filha tem 1a2m,e está com estomatite pela segunda vez, teve muita febre e saliva.A primeira vez a medica passou nistatina e antibiotico e agora passou so nistatina tambem fiquei preocupada mas resolvi pesquisar na internet e ja´estou mais aliviada pois é normal.Mas ao mesmo tempo me preocupo com a proxima vez já que é causada por um tipo de herpes que leva a vida toda.

    ResponderExcluir
  40. Minha filha tem 1 ano e 11 meses, e está com estomatite...Já estou tão desesperada que choro junto com ela.Já fazem três dia que ela não come nada solido, e para beber até agua é uma luta... Aiii é só Deus viu....È muito dificil, parece que não vai passar nunca.

    ResponderExcluir
  41. Quando tive 10 anos peguei estomatite eu poderia pegar de novo

    ResponderExcluir
  42. dotoura tenho 22 anos to sentindo sesibilidade na lingua umas manchinha branca na lingua ao comer doi meu rosto ao fazer movimento pra comer sera q e estomatite e ta ficando sensivel meu ouvido comensando a doer

    ResponderExcluir
  43. Dr estomatite tbm da na pele? Alem de todos os sintomas da estomatite elw tem bolinhas no rosto.

    ResponderExcluir
  44. Minha filha de 1 ano e 4 meses esta com estomatite(afta) em boa parte da boca, tadinha corta meu coracao ver ela chorar de dor, so ta aceitando liquido e pastoso, tudo frio. Meu medo e de ela pegar uma infecçao decorrente da estomatite, eu ouvir disser que uma criança ja morreu disso.
    Ja a levei ao medico, ta tomando remedio, agora e so cuidar dela para tudo dar certo.

    ResponderExcluir
  45. Essa pesquisa ajudou muito , não estou com estomatite mas conheço uma criança que está.

    ResponderExcluir
  46. Minha filha de 2 anos só está tomando leite a dois dias não adianta já tentei de tudo e nada ela consegue comer... É só ela tentar abrir a boca que dói o ouvido tem algum problema de só ingerir leite durante esse processo?

    ResponderExcluir
  47. Meu bebê está com estomatite e a pediatra receitou Cepacaína spray, mas a bula diz que não deve ser ingerido com ovo e leite. Quanto tempo de intervalo devo dar entre a dose do remédio e ele comer algo que tenha leite ou ovo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite doutora , minha filha passou mal no inicio da semana , estranhei a febre alta e logo fui ao pronto atendimento, la a medica constatou que era estomatite passou amoxilina , e dipirona , dois dias depois percebi que havia muitas aftas na lingua dela comprei bisomek e passei a pingar de madrugada ela nao parava de gritsr corremos o hospital e lah outro medico constatou que era mesmo estomatite e passou nistatina , daktarin e ibruprofeno, só que minha filha tem aquela carie mais conhecida como carie rampante que deteriorou ja tres dentes da frente que aparentam estar sensiveis , ja iniciei por duas vezes trstamento no dente dela da primeira vez a dentista nao tratou como devwria nem sequer me orientou , ja na segunda a dentista foi excelente so que nao passamos da primeira consulta pq a mesma saiu de ferias e no mes seguinte meu esposo perdeu o emprego , minha duvida e a seguinte quando doi acho que o dente tambem esta doendo , nunva doeu mas depois da febre alta senti uma diferenca nela toda vez pondo a mao , fico na duvida se esta doendo o dente ou a lingua ou a gengiva que esta bem vermelha , como a senhora me orientaria , existe alguma coisa wue eu possa fazer de imediato considetanso que estou sem recursos para um tratamento, as vezes ate dar o remedio pra ela eh dolorido pq acredito que possa fazer os dentes doerem na hora de ingerir o remdio ,as vezes acho que se a gengiva desrnchasse melhoraria o dente mais nao sei , ao mesmo tempo que estou tratando medicando para a estomatite acho que esrou ignorando a dor de dente fico sem saber como reagir !!!

    ResponderExcluir
  49. Gente preciso de ajuda.

    Meu filho tem 3 anos e 7 meses, está com a garganta inflamada e com aftas na lingua, garganta, céu da boca e febre, não está comendo nada. Tá com 14 kg yo muito preocupada pois está tomando amoxilina e nistantina e uma pomada e não passa. Me ajudem o que faço?

    ResponderExcluir
  50. Tenho dezoito anos estou com eatomatite herpetica no teeceiro dia nao guento mais o sofrimento boca cheia de aftas imagino como deve ser para uma criança o sofrimento eu acho q o mundo deveria por recursos a disposiçao da pesquisa pracura dessa doença maliguina sofrendo muito aqui arde muito tou muito mal

    ResponderExcluir
  51. Olá Dra Bom Dia.
    Me ajude por favor, nao sei mais o que fazer tem 6 dias que meu filho de 9 anos nao se alimenta, de mal humor nao quer escovar os dentes chora demais,ta com a gengiva toda escura, cheia de feridas, na lingua também e um dente mole. Nao sei o que dá nem o que fazer ja emagreceu muito as vezes brigo com ele pra comer lendo esse post vi que to agindo errado com ele ja chorei tanto aqui na minha cidade o posto so vai funcionar na quarta pela tarde, não levei antes porque parecia ser so aftas depois que deu febre fiquei preocupada agora ta bem pior o halito dele ta horrivel. Me ajude o que faço pra isso sarar logo e comseguir arrancar esse dente.?

    ResponderExcluir
  52. Dr. Meu filho tá com estomatite e levei ele a pediatra mas ele não estava tendo febre ainda ela receitou a ele uma pomada (gingilone) e nistatina. Mas agr ele tá tendo febre alta será que ele tinha que tomar um antibiótico tbm ?

    ResponderExcluir
  53. Minha filha tem 5 meses e ta dando febre e com ferimentos na boca , levei ela no pronto socorro e diz a medica q é estomatite, o pior é que ela é novinha e não pode tomar qualquer remédio , a medica so passou remedio pra dor e febre
    To desesperada pq ela chora muito e eu não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  54. Oi meu filho de 2 anos e meio tá com gengivite e estomatite estou desesperada pq está estourando para lado de fora da boca tbem a ferida tá enorme ele tá tomando antibiótico mais nada melhora keria saber quanto tempo dura tdo isso é ele tbem não está indo ao banheiro estou preocupada o que eu faço alguém pode me ajudar ....

    ResponderExcluir