terça-feira, agosto 05, 2008

Prevenção bucal das crianças


Prevenção bucal das crianças

Esta palavra na verdade resume tudo em odontopediatria. Se não existir prevenção,de nada adianta levar seu filho ao dentista a cada quatro meses, pois este tempo é suficiente para que muita coisa aconteça . Logo na gestação começa o momento de prevenir. Medicamentos administrados neste período podem alterar a dentina e o esmalte dos dentes do bebê. A mãe deve ser orientada também sobre amamentação e a importância da mesma na formação dos maxilares. Após o nascimento,o pediatra, em parceria com o dentista, deve estar atento a qualquer alteração na boca do bebê,já que existem muitos problemas que se forem diagnosticados precocemente podem receber tratamento e soluções no momento certo,evitando problemas futuros. Aos 6 meses os dentes começam a aparecer e é hora de higienizar e evitar as mamadas noturnas, pois a cárie de mamadeira é um problema sério.O acompanhamento profissional no nascimento destes dentinhos se faz muitas vezes necessário, já que esta fase, em alguns bebês é marcada por muito desconforto. São muitos os cuidados que devemos passar para os pais, detalhes que nem sempre são conhecidos e é responsabilidade nossa esclarecê-los !
A visita ao odontopediatra deve ser, em primeiro lugar, um momento bom, onde podemos conhecer melhor a criança e ela também possa nos conhecer, portanto seu filho tem o direito de explorar este espaço novo e aos poucos adquirir confiança .Suas curiosidades devem ser respeitadas e esclarecidas assim ele se sentirá mais seguro. Contenha a ansiedade de querer que seu filho “ame” imediatamente o dentista, evite a pressa, tudo tem seu tempo e toda criança tem um momento certo para se “abrir” com pessoas estranhas. Medo é um sentimento normal e vale qualquer coisa para evitá-lo, mesmo que para isso a presença da mãe se faça necessária na sala de consulta.
Evite passar experiências negativas aos pequenos, deixe que eles tenham as próprias e com certeza serão muito diferentes das suas. Os tempos mudaram e os profissionais também, acredite! Acima de tudo é importante que haja um relacionamento humano entre o profissional e o pequeno paciente. Os laços de carinho formados quando a criança é ainda pequena ajudam muito se houver mais tarde uma necessidade de intervenção, pois já existirá a confiança ,que é fundamental.
Ir ao dentista não é simplesmente fazer com que a criança sente, abra a boca,faça uma limpeza com flúor e vá para casa. Antes de tudo deve ser a hora daquele papo comprido para saber detalhes da dieta, dos hábitos, do comportamento e da personalidade de cada um. Cada criança tem uma história de vida diferente que deve ser respeitada e uma linguagem a ser usada.É nessa hora que o profissional consegue desenvolver, de uma maneira individual, o que seria indicado para melhorar o dia a dia daquele pequeno paciente. Prevenir é mudar, ajudar e principalmente conscientizar os pais sobre a melhor maneira de cuidar da saúde do seu filho, já que a maior parte do tempo ele estará sob sua responsabilidade. Se a prevenção for bem sucedida seu filho será um forte candidato a ter uma boca saudável e livre de cáries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário