quinta-feira, julho 03, 2008

Doença Periodontal

DOENÇA PERIODONTAL EM DIABÉTICOS

É estimado que cerca de 170 milhões de pessoas seja portadoras de DIABETES MELLITUS (DM) sendo que no Brasil aproximadamente 10 milhões de pessoas. Destes mais de 50% desconhecem que tem à doença que poderá levá-lo a morte.O paciente diabético apresenta falta de insulina ou incapacidade desta de exercer sua funções, caracterizada por hiperglicemia crônica (altas taxas de açúcar no sangue) e distúrbios de metabolismos dos carboidratos, lipídios e proteínas (ocorre o espessamento da parede dos vasos sangüíneos, dificultando a ação das células de defesa do organismo). O pâncreas que armazena a insulina e sua falta ataca os rins e aumenta a pressão arterial.
Tipo l (Insulino-dependente): deve-se à destruição das células do pâncrea, produtoras de insulina, o que predispões o indivíduo à cetoacidose metabólica.
Tipo ll (não insulino-dependente): resulta de uma combinação de resistência à insulina e deficiência na secreção desta.

MANIFESTAÇÕES NA BOCA :

A doença periodontal no paciente diabético NÃO CONTROLADO é mais agressiva e ocorre uma maior dificuldade no tratamento,na cicatrização e resposta para a cura.O aspecto da “boca seca” (xerostomia) é muito importante sendo é desconfortável e pode aumentar o número de cáries e inflamações gengivais.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES AOS PACIENTES DIABÉTICOS
1-contrôle da sua glicemia
2-consultar seu periodontista regularmente de 3 em 3 meses
3-Reduzir fumo,álcool, e alimentos muito ácidos
4-Redobrar sua higiene oral.

DOENÇA PERIODONTAL E RISCOS NA GRAVIDEZ

A doença periodontal ou a doença da gengiva é um fator para nascimento de crianças de baixo peso e o aumento de partos prematuros.
Como medidas preventivas os hábitos de higiene oral devem ser mais cuidados devendo a gestante evitar: fumo,bebida alcoólica e drogas todas.
Alguns fatores são importantes para uma gestação saudável: uma boa alimentação, pré-natal, exames pré-eclanpsia e harmoniosa integração entre o Dentista e o obstetra.


A DOENÇA PERIODONTAL PODE AFETAR O CORAÇÃO ?

A resposta é SIM.

Isto pode acorrer quando durante o tratamento periodontal as bactérias podem “cair” na corrente sangüínea e alcançar o músculo do coração.Isto é chamados de de ENDOCARDITE BACTERIANA.
Pacientes que com prolapso da válvula mitral, sopro ou são portadoras de febre reumática deve redobrar os cuidados com sua higiene oral e consultar sempre o seu dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário